SOM DO DIA

terça-feira, 19 de abril de 2011

Por Londres, Bruno Souza interrompe momento família e adia aposentadoria

Após quase três anos afastado da seleção brasileira, melhor jogador de handebol do país decide voltar às quadras sonhando com os Jogos Olímpicos


“A partir de uma certa idade, a gente sempre pensa em parar”. Aos 33 anos, Bruno Souza admite que é difícil não pensar no fim da carreira depois de quase dez anos sem férias, sem descanso. Foi por isso que o melhor jogador brasileiro de handebol de todos os tempos resolveu voltar para o Rio de Janeiro, após longa temporada na Europa, e chegou a estar bem próximo da aposentadoria. Mas o armador bicampeão pan-americano não aguentou ficar muito tempo "na rede, com o pé para o alto". Menos de seis meses depois de retornar ao Brasil, não resistiu à chance de disputar os Jogos de Londres-2012. E voltou às quadras.
- Eu nunca tinha férias, nunca tinha tempo. O atleta nunca tem tempo de descanso. Passei nove anos sem férias. Quando eu não estava no clube, estava na seleção. Depois de dois ciclos olímpicos assim, a pessoa cansa. Todo mundo acha que é muito legal, mas os clubes da Europa são muito exigentes. Os jogadores nunca têm tempo para a família – contou o jogador, que atuou na Alemanha, na Espanha e na França.
Foi justamente por querer passar mais tempo com a família que Bruno resolveu retornar ao Brasil após mais de dez anos morando na Europa. Casado e pai de um menino de dois anos, o Luc, o armador voltou para Niterói, cidade em que nasceu, no fim do ano passado. De lá para cá, o jogador eleito o terceiro melhor do mundo em 2003 tem aproveitado para tirar merecidas férias.
- O atleta de alto nível nunca consegue descansar 100%, deitar na rede com o pé para o alto. Eu sempre fiz atividades e sempre pensei em continuar me divertindo praticando esporte. Mas é claro que é diferente de fazer um exercício normal.
Mesmo longe das quadras há seis meses e sem estar vinculado a nenhum clube brasileiro, Bruno não resistiu à chance de voltar a vestir a camisa da seleção brasileira depois de um longo intervalo de quase três anos. A chance de disputar as Olimpíadas de Londres-2012 falou mais alto.
- Com certeza, isso me ajudou a seguir minha carreira. É um incentivo, um ânimo a mais. Esse é um projeto novo visando Guadalajara, que vai ser o meu quarto Pan. E, como o Pan é classificatório para o Mundial, eu começo hoje um projeto para chegar até Londres - afirmou Bruno, que desde o último domingo iniciou a primeira etapa do treinamento com a seleção em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais.
Após os Jogos Olímpicos de Pequim, onde o Brasil foi eliminado com apenas uma vitória na primeira fase, a comissão técnica quis fazer uma renovação na seleção. A dificuldade em substituir jogadores como Bruno Souza, no entanto, levou o técnico espanhol Javier Cuesta a convocar novamente os atletas mais experientes.
- Na minha cabeça, eu não pensava mais em disputar o Pan de Guadalajara. Eu já nem estava sendo convocado para a seleção. O técnico estava optando por uma renovação. Mas, infelizmente, esses atletas não estavam dando a resposta que se esperava. E, como a minha geração ainda dá resposta fisicamente, ele optou em nos chamar de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário